Você cai de pé?

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.”

Essa frase de Abraham Lincoln fala exatamente sobre o que é ser resiliente. Os problemas, as dificuldades e obstáculos, fazem parte da vida. Todos nós em vários momentos passamos por isso. A diferença é que uma pessoa resiliente é capaz de lidar com situações de estresse, pressão e obstáculos de maneira muito mais positiva e produtiva. Elas tem crenças que ajudam a superar os problemas com sabedoria.

É o famoso “cair de pé, ou cair pra cima”. Imagine que alguém escorrega e cai no chão. Ao se levantar essa pessoa pode reclamar e resmungar por ter caído, ou ficar feliz por não ter se machucado. A queda é a mesma, o que muda é a visão sobre a queda. Uns reclamam, outros ficam felizes por não ter acontecido algo pior.

Dentro da PNL chamamos isso de ressignificação, ou seja, enquadrar as coisas por um outro ponto de vista, por um ângulo mais positivo. É olhar o lado bom da vida. Por exemplo, um copo com água até a metade, pode ser um copo meio cheio ou meio vazio. O fato é o mesmo, o copo só está com água pela metade. Se vai reclamar que está faltando metade da água ou se vai ficar feliz porque ainda tem metade da água, cabe a pessoa escolher.

Mas tem pessoas ainda mais poderosas! E elas dizem assim: não importa se o copo está meio cheio ou meio vazio, contando que eu possa enchê-lo! Ou seja, além de ter Resiliência, ainda toma o controle em suas mãos.

Essa é uma forma de enxergar a vida com mais leveza e otimismo! E o melhor de tudo isso, é que pode ser aprendido!